Submarino

Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Malagueña Salerosa


Teste rápido para detectar se você é nerd:

Quando você descobre algo novo, como uma música, por exemplo, fica maluco e pesquisa tudo que pode sobre tal assunto, quem escreveu, quem gravou, a letra, se é internacional, quer ver a tradução, quer, enfim, saber tudo que puder sobre tal assunto?

Se sua resposta é sim, você é nerd. Não disfarce.

Assim aconteceu comigo, quando, inocente que estava, assisti o vídeo da Cozinha de Jack de 31/7/15, e achei muito maneira a trilha sonora (como sempre, pois o Tucano sempre escolhe músicas maneiras). Mas essa me chamou mais atenção ainda, com sua mistura de rock pesado e canção mexicana.....

Malagueña Salerosa (A Rosa vinda de Málaga, numa tradução livre) é uma das maiores músicas do cancioneiro mexicano. Sua composição está em torno da década de 40, provavelmente por Elpídio Ramirez e Pedro Galindo. A belíssima letra - de um tempo em que músicas românticas ressaltavam a pureza e a inocência do amor - é uma declaração de amor de um homem apaixonado a uma mulher que está fora do seu alcance, porque ele é pobre. Piegas? Nem tanto.

Malagueña Salerosa tem mais de 200 regravações, de artistas mexicanos e de todas as partes do mundo - inclusive do Brasil, onde foi, por exemplo, gravada por Chitãozinho e Xororó, em 2006. Eu devo ter escutado umas quinze versões, mas uma delas é, indiscutivelmente, a minha favorita. Gravada em 2004, pela banda de rock hispano-americana Chingon, para a trilha sonora de Kill Bill - parte 2...


Que bonitos ojos tienes
Debajo de esas dos cejas
Debajo de esas dos cejas
Que bonitos ojos tienes

Ellos me quieren mirar
Pero si tu no los dejas
Pero si tu no los dejas
Ni siquiera parpadear

Malagueña salerosa
Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera
Malagueña salerosa

Y decirte, nina hermosa

Que eres lin... da y hechicera
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa

Si por pobre me desprecias
Yo te concedo razón
Yo te concedo razón
Si por pobre me desprecias

Yo no te ofrezco riquezas
Te ofrezco mi corazón
Te ofrezco mi corazón
A cámbio de mi pobreza....


Que bonitos olhos tens
Debaixo dessas sobrancelhas
Debaixo dessas sobrancelhas
Que bonitos olhos tens

Eles querem me olhar
Mas se tu não os deixa
Mas se tu não os deixa
Nem ao menos por um segundo

Rosa vinda de málaga
Queria beijar teus lábios
Queria beijar teus lábios
Rosa vinda de málaga

E te dizer, bela menina

Que você é lin... da e feiticeira
Que você é linda e feiticeira
Como a inocência da rosa

Se por ser pobre me desprezas
Eu te dou razão
Eu te dou razão
Se por ser pobre me desprezas

Não te ofereço riquezas
Te ofereço meu coração
Te ofereço meu coração
Em troca de minha pobreza...

Na premiere do filme, foi gravada esta versão ao vivo, absolutamente fantástica, para quem gosta de rock (claro, sempre tem os filósofos de youtube, que acham um sacrilégio colocar guitarra e arranjo de rock numa canção "100% latina"....... afff). Um arranjo pesado, com guitarra e violões fortes e bem casados. Simplesmente fod*.


Nenhum comentário: